Que tal trazer a calculadora para o seu planejamento escolar?

Que tal trazer a calculadora para o seu planejamento escolar?

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9 de setembro de 2024

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Tempo de leitura: 12 minutos

O que você acha de trazer a calculadora para o seu planejamento? Como integrar o uso da calculadora a outras abordagens de ensino? Você já pensou nessas possibilidades? Vamos refletir sobre isso? 

Por vezes buscamos modificar nossas aulas, principalmente com alguns assuntos que precisam e podem ser explorados por meio de diversos recursos por apresentarem um caráter algébrico, geométrico e aritmético, como é o caso das equações, das inequações, das funções.  Um dos caminhos possíveis é a utilização de tecnologias em sala de aula, inclusive está posto na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) como um destaque e entre as competências. 

Merece destaque o uso de tecnologias – como calculadoras, para avaliar e comparar resultados, e planilhas eletrônicas, que ajudam na construção de gráficos e nos cálculos das medidas de tendência central. A consulta a páginas de institutos de pesquisa – como a do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – pode oferecer contextos potencialmente ricos não apenas para aprender conceitos e procedimentos estatísticos, mas também para utilizá-los com o intuito de compreender a realidade. (BRASIL, 2018, p.274)  

Quando tratamos da utilização das tecnologias em sala de aula, abre-se um “leque” de possibilidades de trabalho, podemos trabalhar com situações matemáticas contextualizadas, descontextualizadas, com um contexto virtual, com um contexto real e torná-lo digital, como é o caso da Realidade Aumentada, por exemplo. Mas, nos últimos anos têm-se discutido a respeito da STEM, você já leu ou ouviu falar algo a respeito disso? Alguns autores tratam-na como um movimento, outros como abordagem. A sigla STEM, foi criada em inglês como Science, Technology, Engineering and Mathematics que significa Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática, a qual visa a integração dos quatro campos citados. Podendo também ser trabalhada de modo respaldado na BNCC, bem como, utilizando calculadoras com a seguinte finalidade: “(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora” (BRASIL, 2018, p.300). 

Especificamente, quando tratamos da matemática diante da STEM, há um artigo que apresenta essas reflexões o qual é intitulado como “O papel da Matemática na educação interdisciplinar STEM”[1] em que a matemática é examinada a partir de três abordagens interdisciplinares: competências do XXI; modelagem matemática; educação para uma cidadania responsável, em que visa-se a segurança e prosperidade financeira, bem como a consciência global. Temas que são integrados à assuntos-chave de modo interdisciplinar (MAASS; GEIGER; ARIZE, GOOS, 2019).

Dessa forma, como foi dito lá no início deste artigo, um “leque” de possibilidades se abre, com a abordagem STEM, podemos trabalhar interdisciplinarmente, explorando as competências do século XXI e articulando outras abordagens como a modelagem matemática, bem como a resolução de problemas. Assim, podemos seguir as normas curriculares, trazermos reflexões necessárias para o desenvolvimento da cidadania e utilizar recursos tecnológicos que permitam a elaboração, a resolução, a comparação e a análise de resultados por meio da calculadora, a calculadora científica ClassWiz fx-991LA CW possui diversos recursos que podem te ser explorados nessa perspectiva.

Consulte também os materias: BNCC e o uso das tecnologias  – Casio Educação (casioeducacao.com.br) e BNCC e as calculadoras – Casio Educação (casioeducacao.com.br)

[1] TÍTULO ORIGINAL: The Role the mathematics in interdisciplinar STEM

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

MASS, K.; GEIGER, V.; ARIZA, M. R.; GOOS, M. The Role of Mathematics in interdisciplinary STEM education. ZDM – Mathematics Education. V. 51, n.6, p. 869-884, novembro, 2019.Disponível em: < https://link.springer.com/article/10.1007/s11858-019-01100-5>. Acesso em: 13 de set. de 2023.

 

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"Porque a BNCC não te diz como fazer. A BNCC diz que é importante que se use [calculadoras]. É importante que se leve para sala de aula as tecnologias, a calculadora ou uma planilha. Mas o como fazer, isso ela [a BNCC] não faz. O como fazer é o que a gente faz na Casio. "

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Ana Cláudia Cossini Martins

Professora Especialista em Currículo (Física)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Ele [o estudante] precisa ter todo um conhecimento matemático para que ele possa inserir os comandos na calculadora. A medida que a gente vai trabalhando com esses comandos matemáticos, ele vai desenvolvendo o seu raciocínio lógico-matemático ."

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Maria Regina Duarte Lima

Professora Especialista em Currículo (Matemática)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Eu fico ansiosa esperando cada formação, porque eu saio renovada e aprendendo mais a cada formação. Porque nós educadores somos eternos estudantes."

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Paula Roberta Pereira da Silva

Professora Componente Física
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo