|
|
O que você acha de trazer a calculadora para o seu planejamento? Como integrar o uso da calculadora a outras abordagens de ensino? Você já pensou nessas possibilidades? Vamos refletir sobre isso?
Por vezes buscamos modificar nossas aulas, principalmente com alguns assuntos que precisam e podem ser explorados por meio de diversos recursos por apresentarem um caráter algébrico, geométrico e aritmético, como é o caso das equações, das inequações, das funções. Um dos caminhos possíveis é a utilização de tecnologias em sala de aula, inclusive está posto na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) como um destaque e entre as competências.
Merece destaque o uso de tecnologias – como calculadoras, para avaliar e comparar resultados, e planilhas eletrônicas, que ajudam na construção de gráficos e nos cálculos das medidas de tendência central. A consulta a páginas de institutos de pesquisa – como a do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – pode oferecer contextos potencialmente ricos não apenas para aprender conceitos e procedimentos estatísticos, mas também para utilizá-los com o intuito de compreender a realidade. (BRASIL, 2018, p.274)
Quando tratamos da utilização das tecnologias em sala de aula, abre-se um “leque” de possibilidades de trabalho, podemos trabalhar com situações matemáticas contextualizadas, descontextualizadas, com um contexto virtual, com um contexto real e torná-lo digital, como é o caso da Realidade Aumentada, por exemplo. Mas, nos últimos anos têm-se discutido a respeito da STEM, você já leu ou ouviu falar algo a respeito disso? Alguns autores tratam-na como um movimento, outros como abordagem. A sigla STEM, foi criada em inglês como Science, Technology, Engineering and Mathematics que significa Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática, a qual visa a integração dos quatro campos citados. Podendo também ser trabalhada de modo respaldado na BNCC, bem como, utilizando calculadoras com a seguinte finalidade: “(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora” (BRASIL, 2018, p.300).
Especificamente, quando tratamos da matemática diante da STEM, há um artigo que apresenta essas reflexões o qual é intitulado como “O papel da Matemática na educação interdisciplinar STEM”[1] em que a matemática é examinada a partir de três abordagens interdisciplinares: competências do XXI; modelagem matemática; educação para uma cidadania responsável, em que visa-se a segurança e prosperidade financeira, bem como a consciência global. Temas que são integrados à assuntos-chave de modo interdisciplinar (MAASS; GEIGER; ARIZE, GOOS, 2019).
Dessa forma, como foi dito lá no início deste artigo, um “leque” de possibilidades se abre, com a abordagem STEM, podemos trabalhar interdisciplinarmente, explorando as competências do século XXI e articulando outras abordagens como a modelagem matemática, bem como a resolução de problemas. Assim, podemos seguir as normas curriculares, trazermos reflexões necessárias para o desenvolvimento da cidadania e utilizar recursos tecnológicos que permitam a elaboração, a resolução, a comparação e a análise de resultados por meio da calculadora, a calculadora científica ClassWiz fx-991LA CW possui diversos recursos que podem te ser explorados nessa perspectiva.
Consulte também os materias: BNCC e o uso das tecnologias – Casio Educação (casioeducacao.com.br) e BNCC e as calculadoras – Casio Educação (casioeducacao.com.br)
[1] TÍTULO ORIGINAL: The Role the mathematics in interdisciplinar STEM
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
MASS, K.; GEIGER, V.; ARIZA, M. R.; GOOS, M. The Role of Mathematics in interdisciplinary STEM education. ZDM – Mathematics Education. V. 51, n.6, p. 869-884, novembro, 2019.Disponível em: < https://link.springer.com/article/10.1007/s11858-019-01100-5>. Acesso em: 13 de set. de 2023.
Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e obtenha treinamentos e recursos da Divisão Educativa da Casio!
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.
Ana Cláudia Cossini Martins
Professora Especialista em Currículo (Física)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.
Maria Regina Duarte Lima
Professora Especialista em Currículo (Matemática)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.
Paula Roberta Pereira da Silva
Professora Componente Física
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo