Que tal trazer a calculadora para o seu planejamento escolar?

Que tal trazer a calculadora para o seu planejamento escolar?

|

9 de setembro de 2024

|

Tempo de leitura: 12 minutos

O que você acha de trazer a calculadora para o seu planejamento? Como integrar o uso da calculadora a outras abordagens de ensino? Você já pensou nessas possibilidades? Vamos refletir sobre isso? 

Por vezes buscamos modificar nossas aulas, principalmente com alguns assuntos que precisam e podem ser explorados por meio de diversos recursos por apresentarem um caráter algébrico, geométrico e aritmético, como é o caso das equações, das inequações, das funções.  Um dos caminhos possíveis é a utilização de tecnologias em sala de aula, inclusive está posto na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) como um destaque e entre as competências. 

Merece destaque o uso de tecnologias – como calculadoras, para avaliar e comparar resultados, e planilhas eletrônicas, que ajudam na construção de gráficos e nos cálculos das medidas de tendência central. A consulta a páginas de institutos de pesquisa – como a do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – pode oferecer contextos potencialmente ricos não apenas para aprender conceitos e procedimentos estatísticos, mas também para utilizá-los com o intuito de compreender a realidade. (BRASIL, 2018, p.274)  

Quando tratamos da utilização das tecnologias em sala de aula, abre-se um “leque” de possibilidades de trabalho, podemos trabalhar com situações matemáticas contextualizadas, descontextualizadas, com um contexto virtual, com um contexto real e torná-lo digital, como é o caso da Realidade Aumentada, por exemplo. Mas, nos últimos anos têm-se discutido a respeito da STEM, você já leu ou ouviu falar algo a respeito disso? Alguns autores tratam-na como um movimento, outros como abordagem. A sigla STEM, foi criada em inglês como Science, Technology, Engineering and Mathematics que significa Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática, a qual visa a integração dos quatro campos citados. Podendo também ser trabalhada de modo respaldado na BNCC, bem como, utilizando calculadoras com a seguinte finalidade: “(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora” (BRASIL, 2018, p.300). 

Especificamente, quando tratamos da matemática diante da STEM, há um artigo que apresenta essas reflexões o qual é intitulado como “O papel da Matemática na educação interdisciplinar STEM”[1] em que a matemática é examinada a partir de três abordagens interdisciplinares: competências do XXI; modelagem matemática; educação para uma cidadania responsável, em que visa-se a segurança e prosperidade financeira, bem como a consciência global. Temas que são integrados à assuntos-chave de modo interdisciplinar (MAASS; GEIGER; ARIZE, GOOS, 2019).

Dessa forma, como foi dito lá no início deste artigo, um “leque” de possibilidades se abre, com a abordagem STEM, podemos trabalhar interdisciplinarmente, explorando as competências do século XXI e articulando outras abordagens como a modelagem matemática, bem como a resolução de problemas. Assim, podemos seguir as normas curriculares, trazermos reflexões necessárias para o desenvolvimento da cidadania e utilizar recursos tecnológicos que permitam a elaboração, a resolução, a comparação e a análise de resultados por meio da calculadora, a calculadora científica ClassWiz fx-991LA CW possui diversos recursos que podem te ser explorados nessa perspectiva.

Consulte também os materias: BNCC e o uso das tecnologias  – Casio Educação (casioeducacao.com.br) e BNCC e as calculadoras – Casio Educação (casioeducacao.com.br)

[1] TÍTULO ORIGINAL: The Role the mathematics in interdisciplinar STEM

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

MASS, K.; GEIGER, V.; ARIZA, M. R.; GOOS, M. The Role of Mathematics in interdisciplinary STEM education. ZDM – Mathematics Education. V. 51, n.6, p. 869-884, novembro, 2019.Disponível em: < https://link.springer.com/article/10.1007/s11858-019-01100-5>. Acesso em: 13 de set. de 2023.

 

Mais artigos

21 de outubro de 2024
Como colocar a ClassWiz em Português?

Durante o uso da Classwiz fx-991LA CW você deve ter notado que o idioma inicial está em inglês….

Tempo de leitura: 4 min
8 de julho de 2024
A calculadora científica no Ensino Superior

A importância de uma boa escolha dessa ferramenta. A calculadora científica é uma ferramenta essencial que desempenha um…

Tempo de leitura: 15 min
4 de julho de 2024
O que exatamente faz um pesquisador?

Essa é uma pergunta que qualquer pessoa que não esteja diretamente vinculada ao meio acadêmico poderia fazer…No entanto,…

Tempo de leitura: 20 min

Newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e obtenha treinamentos e recursos da Divisão Educativa da Casio!

"Porque a BNCC não te diz como fazer. A BNCC diz que é importante que se use [calculadoras]. É importante que se leve para sala de aula as tecnologias, a calculadora ou uma planilha. Mas o como fazer, isso ela [a BNCC] não faz. O como fazer é o que a gente faz na Casio. "

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Ana Cláudia Cossini Martins

Professora Especialista em Currículo (Física)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Ele [o estudante] precisa ter todo um conhecimento matemático para que ele possa inserir os comandos na calculadora. A medida que a gente vai trabalhando com esses comandos matemáticos, ele vai desenvolvendo o seu raciocínio lógico-matemático ."

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Maria Regina Duarte Lima

Professora Especialista em Currículo (Matemática)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Eu fico ansiosa esperando cada formação, porque eu saio renovada e aprendendo mais a cada formação. Porque nós educadores somos eternos estudantes."

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Paula Roberta Pereira da Silva

Professora Componente Física
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo