Pesquisas sobre o uso de calculadoras no ensino de Matemática

Pesquisas sobre o uso de calculadoras no ensino de Matemática

Sueli Liberatti Javaroni, Maria Teresa Zampieri e Leandra dos Santos

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19 de dezembro de 2023

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Tempo de leitura: 7 minutos

Estado da arte das pesquisas sobre o uso de calculadoras no ensino de Matemática.

A pesquisa realizada nesse artigo tem por objetivo, selecionar, analisar e discutir alguns dos trabalhos produzidos em nível de Pós-Graduação no Brasil, apresentando um panorama constituído por pesquisas, das quais propostas didáticas estivessem vinculadas ao uso de calculadoras científicas e/ou gráficas, mediante ao ensino e aprendizagem dos conteúdos de Matemática. Com isso, a metodologia adotada é de caráter bibliográfico, realizada com base em um levantamento, conforme a perspectiva do Estado da Arte. Com este mapeamento, foram encontrados e selecionados 29 trabalhos que poderiam vir a compor os dados da pesquisa atual.

Foi selecionado e agrupado os trabalhos em cinco categorias: nível acadêmico, área de ensino, região, tipo de programa e eixo temático. As discussões foram focadas nos 18 trabalhos categorizados na quinta categoria (eixo temático) como Recursos Didáticos para a Educação, onde apresentaram, em alguma dimensão, propostas didáticas vinculadas ao uso da calculadora para o ensino de Matemática. Os demais trabalhos encontrados tratavam do uso da calculadora em outros aspectos, como as potencialidades desse artefato e a visão dos professores quanto ao seu uso, por exemplo. Sendo assim, não traziam propostas de sua utilização em aulas de Matemática. As diversas fontes analisadas mostram um excesso de discurso sobre a utilização desse recurso didático para a educação e uma escassez de dados empíricos para referenciar práticas efetivas e cursos de formação docente, inicial e continuada.

Ademais, embora as pesquisas enfatizem a necessidade e importância da implementação dessa tecnologia no trabalho pedagógico do professor, evidenciou-se um tratamento isolado da formação do professor e do seu preparo deficitário para utilização efetiva desse artefato na sala de aula e em suas práticas pedagógicas.

Confira o artigo completo: Clique aqui!

(Material produzido por Sueli Liberatti Javaroni, Maria Teresa Zampieri e Leandra dos Santos)

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"Porque a BNCC não te diz como fazer. A BNCC diz que é importante que se use [calculadoras]. É importante que se leve para sala de aula as tecnologias, a calculadora ou uma planilha. Mas o como fazer, isso ela [a BNCC] não faz. O como fazer é o que a gente faz na Casio. "

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Ana Cláudia Cossini Martins

Professora Especialista em Currículo (Física)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Ele [o estudante] precisa ter todo um conhecimento matemático para que ele possa inserir os comandos na calculadora. A medida que a gente vai trabalhando com esses comandos matemáticos, ele vai desenvolvendo o seu raciocínio lógico-matemático ."

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Maria Regina Duarte Lima

Professora Especialista em Currículo (Matemática)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Eu fico ansiosa esperando cada formação, porque eu saio renovada e aprendendo mais a cada formação. Porque nós educadores somos eternos estudantes."

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Paula Roberta Pereira da Silva

Professora Componente Física
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo