Conceitos estatísticos de média, moda e mediana utilizando uma calculadora científica

Conceitos estatísticos de média, moda e mediana utilizando uma calculadora científica

Franciele Santos Teixeira, Maria Teresa Zampieri,, com a colaboração de Leandra dos Santos, Fanny Altafim Maciel e Pedro Augusto Donati Rubbi e Otávio Venturini

|

19 de dezembro de 2023

|

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma proposta de atividade de Estatística para alunos do Ensino Médio: Uma abordagem investigativa com calculadora científica.

Este artigo apresenta uma proposta de atividade de estatística para ser desenvolvida com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, voltada para discussão dos conceitos estatísticos de média, moda e mediana utilizando uma calculadora científica, modelo Classwiz FX-991LA X Casio BT. Essa proposta por sua vez, seria aplicada ainda no primeiro semestre, de modo que tais conceitos serão abordados a partir de coleta e análise de dados de uma pesquisa que será feita em sala de aula pelos estudantes acerca das disciplinas de suas preferências, bem como de dados relacionados à vacinação durante a pandemia da Covid-19, explorando as funcionalidades da calculadora. O uso das calculadoras é recomendado pelo Currículo Paulista, embora não fique claro no documento qual é a visão dele acerca da produção de conhecimento com esse artefato.

Portanto, espera-se que o desenvolvimento dessa atividade contribua com a compreensão dos conceitos mencionados, por meio do uso da calculadora, abarcando o que é recomendado, mas avançando para discussões de caráter investigativo e social.

Confira o artigo completo: Clique aqui!

(Material produzido pelas pesquisadoras Franciele Santos Teixeira, Maria Teresa Zampieri, pela Unesp com a colaboração de Leandra dos Santos, pela Escola Estadual Professora Fanny Altafim Maciel e Pedro Augusto Donati Rubbi e Otávio Venturini pela Unesp).

Mais artigos

21 de novembro de 2024
Sistemas de Equações Lineares, Resolução de problemas e o uso da calculadora

Você já pensou na possibilidade de resolver sistemas de equações lineares com uma calculadora científica? Pois bem, neste…

Tempo de leitura: 9 min
21 de novembro de 2024
Como criar função composta na ClassWiz?

Ao planejar suas aulas, em algum momento você pensou na possibilidade de utilizar a calculadora como um recurso…

Tempo de leitura: 9 min
21 de outubro de 2024
Como colocar a ClassWiz em Português?

Durante o uso da Classwiz fx-991LA CW você deve ter notado que o idioma inicial está em inglês….

Tempo de leitura: 4 min

Newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e obtenha treinamentos e recursos da Divisão Educativa da Casio!

"Porque a BNCC não te diz como fazer. A BNCC diz que é importante que se use [calculadoras]. É importante que se leve para sala de aula as tecnologias, a calculadora ou uma planilha. Mas o como fazer, isso ela [a BNCC] não faz. O como fazer é o que a gente faz na Casio. "

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Ana Cláudia Cossini Martins

Professora Especialista em Currículo (Física)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Ele [o estudante] precisa ter todo um conhecimento matemático para que ele possa inserir os comandos na calculadora. A medida que a gente vai trabalhando com esses comandos matemáticos, ele vai desenvolvendo o seu raciocínio lógico-matemático ."

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Maria Regina Duarte Lima

Professora Especialista em Currículo (Matemática)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Eu fico ansiosa esperando cada formação, porque eu saio renovada e aprendendo mais a cada formação. Porque nós educadores somos eternos estudantes."

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Paula Roberta Pereira da Silva

Professora Componente Física
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo