Sistemas de Equações Lineares, Resolução de problemas e o uso da calculadora

Sistemas de Equações Lineares, Resolução de problemas e o uso da calculadora

Profa. Dra. Juliana Çar. Stal

|

21 de novembro de 2024

|

Tempo de leitura: 9 minutos

Você já pensou na possibilidade de resolver sistemas de equações lineares com uma calculadora científica? Pois bem, neste material conversaremos um pouquinho sobre isso, mais especificamente, sobre a resolução de uma situação problema por meio da calculadora científica Classwiz fx-991LA CW. Mas antes, vamos retomar alguns conceitos.

Os sistemas lineares são compostos por um conjunto de equações lineares, o qual pode ser classificado como Sistema Possível e Determinado (admitindo uma única solução), Sistema Possível e Indeterminado (admitindo várias soluções) e Sistema Impossível (como o próprio nome já diz, é impossível resolvê-lo).

Os sistemas possuem mais de uma forma de resolução, vamos retomar alguns dos exemplos: método da adição, método da substituição (esses métodos são vistos no ensino fundamental), método de Gauss, Regra de Cramer… esses últimos dois métodos são estudados no Ensino Médio.

Lembrando que, tanto pelo método matricial ou pelos métodos convencionais, você chegará no mesmo resultado e ambos podem ser realizados na Classwiz fx-991LA CW. Por que realizados NA calculadora e não PELA calculadora? Porque quando estamos diante de uma situação matemática com a possibilidade de utilizar a calculadora, precisamos reorganizar o pensamento de modo a pensar-com-a-calculadora. Para tanto, vou sugerir uma situação-problema em que resolveremos juntos:

Berenice, Claudia e Ana, pesam juntas 210 kg. Sabendo-se que, Claudia e Ana juntas pesam 140 kg e Berenice e Ana pesam juntas 130 kg, quantos kg cada uma delas pesa?

Agora que temos o problema, vamos tentar organizá-lo.

Massa da Berenice = x

Massa da Claudia = y

Massa da Ana = z

Se somarmos o peso das 3, teremos um total de 210 kg, então:

x+y+z = 210

Esse sistema possui 3 incógnitas (este é um dos dados que teremos que selecionar na calculadora). Sabemos também que, Claudia e Ana juntas pesam 140 kg, ou seja,

y+z = 140

E que, Berenice e Ana pesam juntas 130 kg

Então, x+z = 130.
Portanto, nosso sistema de equação é:Fonte: autoria própria

Veja como realizar esses cálculos por meio da calculadora ClassWiz: 
https://youtu.be/WElFzmenP0w

Observe que, encontramos os resultados por meio da calculadora, mas a interpretação do enunciado e a resposta final correspondente ao peso de cada uma das pessoas do sistema depende você, ou seja, envolve um modo diferente de pensar, uma organização distinta da convencional e é um recurso diferente para o que o aluno está acostumado em sala de aula.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

 

Mais artigos

21 de novembro de 2024
Como criar função composta na ClassWiz?

Ao planejar suas aulas, em algum momento você pensou na possibilidade de utilizar a calculadora como um recurso…

Tempo de leitura: 9 min
21 de outubro de 2024
Como colocar a ClassWiz em Português?

Durante o uso da Classwiz fx-991LA CW você deve ter notado que o idioma inicial está em inglês….

Tempo de leitura: 4 min
9 de setembro de 2024
Que tal trazer a calculadora para o seu planejamento escolar?

O que você acha de trazer a calculadora para o seu planejamento? Como integrar o uso da calculadora…

Tempo de leitura: 12 min

Newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e obtenha treinamentos e recursos da Divisão Educativa da Casio!

"Porque a BNCC não te diz como fazer. A BNCC diz que é importante que se use [calculadoras]. É importante que se leve para sala de aula as tecnologias, a calculadora ou uma planilha. Mas o como fazer, isso ela [a BNCC] não faz. O como fazer é o que a gente faz na Casio. "

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Ana Cláudia Cossini Martins

Professora Especialista em Currículo (Física)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Ele [o estudante] precisa ter todo um conhecimento matemático para que ele possa inserir os comandos na calculadora. A medida que a gente vai trabalhando com esses comandos matemáticos, ele vai desenvolvendo o seu raciocínio lógico-matemático ."

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Maria Regina Duarte Lima

Professora Especialista em Currículo (Matemática)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Eu fico ansiosa esperando cada formação, porque eu saio renovada e aprendendo mais a cada formação. Porque nós educadores somos eternos estudantes."

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Paula Roberta Pereira da Silva

Professora Componente Física
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo