Bacharelado Internacional

Incorpore as calculadoras gráficas para apoiar a declaração de missão do IB e o perfil dos alunos IB

A calculadora gráfica, quando integrada, apoia o processo de investigação matemática, modelagem e aplicações. Além disso, a partir de tarefas exploratórias ajuda na compreensão objetos e ideias matemáticas. A calculadora gráfica permite ainda muitas oportunidades para integrá-la a momentos de reflexão, sistematização para que se inicie um processo de formalização.
Metodologias ativas com a calculadora
Incentive atividades com calculadora para aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além
Conecte a calculadora a momentos de reflexão

Integre a calculadora a situações que levem os estudantes à reflexão e à sistematização, para que se inicie um processo de formalização. A BNCC fala que é importante utilizar as tecnologias, incluindo a calculadora, o como fazer fazemos na Casio.

Apoiar o processo de investigação e modelagem
A calculadora gráfica, quando integrada, apoia o processo de investigação matemática, modelagem e aplicações. Além disso, a partir de tarefas exploratórias ajuda na compreensão objetos e ideias matemáticas. 

A tecnologia no aprendizado e em suas mãos.

Ensinar com uma calculadora é ir além de por uma lista de exercícios e por uma calculadora do lado. É usar métodos investigativos que é uma grande pergunta investigativa ‘E se?’ e na sua calculadora, você pode encontrar rapidamente ‘e se?’ e você volta a mais ‘e se?’…’e se?’. É proporcionar um ambiente de aprendizagem com calculadora em que há oportunidade para todos os alunos de pensar e interagir com o objeto de estudo é essencial para promover uma educação transformadora.
Reproduzir vídeo

Newsletter

Receba informações sobre planos de aulas, sessões de formações online e recursos educacionais!
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Autorização Dados Pessoais
Autorização Dados Filiais

"Porque a BNCC não te diz como fazer. A BNCC diz que é importante que se use [calculadoras]. É importante que se leve para sala de aula as tecnologias, a calculadora ou uma planilha. Mas o como fazer, isso ela [a BNCC] não faz. O como fazer é o que a gente faz na Casio. "

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Ana Cláudia Cossini Martins

Professora Especialista em Currículo (Física)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Ele [o estudante] precisa ter todo um conhecimento matemático para que ele possa inserir os comandos na calculadora. A medida que a gente vai trabalhando com esses comandos matemáticos, ele vai desenvolvendo o seu raciocínio lógico-matemático ."

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Maria Regina Duarte Lima

Professora Especialista em Currículo (Matemática)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Eu fico ansiosa esperando cada formação, porque eu saio renovada e aprendendo mais a cada formação. Porque nós educadores somos eternos estudantes."

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Paula Roberta Pereira da Silva

Professora Componente Física
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo