Tutoriais

Estatística
parceria entre GPIMEM/Unesp e Casio
|
21 de maio de 2024
|
Tempo de Leitura: < 1 min

1- Ligue a calculadora apertando o botão e em seguida aperte HOME .
Em seguida, aperte a seta para direita e ou  para abrir o menu “Estatística

2- Em seguida, aperte e ou para abrir o menu “Estatística”, e então a seguinte tela aparecerá para você:

     

3- Vamos explorar primeiro a opção 1-Variável, portanto, os comandos a seguir são referentes a esse recurso:
Para selecionar a opção 1-Variável selecione com as setas e aperte a tecla

Opção FREQUÊNCIA:
Neste recurso, caso desejar, você pode adicionar a opção frequência, a qual serve serve para caso você tenha um conjunto de dados extensos. Ex: em vez de ficar digitando por linhas, você pode colocar quantas vezes ele aparece.
Para isso pressione a tecla

Em seguida, selecione a opção “Frequência Ativ” com a tecla e a seguinte tela aparecerá para você:

Com a opção “Ligado” selecionada, pressione 2x a tecla . A seguinte tela aparecerá para você:

Obs.: Caso você opte por ativar a opção frequência, na tela da calculadora será exibido a coluna referente a ela.

Nós seguiremos sem a opção frequência, por isso há apenas uma coluna.

Após digitar os valores, pressione a tecla ou e a seguinte tela aparecerá para você:

Selecionando “Resultados 1-Var” coma tecla obtemos a seguinte tela:

Pressionando a tecla , você acessará os demais resultados

           

Para retornar à tela inicial, basta clicar em E para utilizar com 2 Variáveis, pressione e

E na sequência aparecerá a tela, pressione para limpar os dados e voltar para a tela inicial

Clique novamente em 2-Variáveis e preencha com os dados:

Pressione a tecla ou , você abrirá o seguinte menu:

Ao selecionar a opção “Resultados 2-Var”, pressione . A seguinte tela aparecerá para você, e só basta clicar em para verificar todos os resultados.

     

Para verifica a Eq de Regressão, pressione

Então aparecerá as seguintes opções abaixo
   

E para acessar os resultados, basta selecionar a opção através das teclas e pressione

            

Após selecionar a opção desejada, pressione e , para habilitar o QR Code na tela da calculadora, como mostra a imagem a seguir:

Esse QR Code dará acesso ao ambiente ClassPad, obtendo a representação gráfica da equação y = ax + b, como mostra o exemplo abaixo:

Repetindo esse processo para as outras expressões, você terá acesso a todas as representações disponíveis.

 

Para realizar o download do tutorial clique em ==> Tutorial Estatística_


Material elaborado no Projeto "Ensino e aprendizagem de Matemática com calculadoras: possibilidades para a prática do professor", uma parceria entre GPIMEM e Casio Comércio de Produtos Eletrônicos Ltda, com gestão administrativa e financeira da FUNDUNESP, processo no 3221/2021 – CCP.

 

Mais tutoriais

18 de novembro de 2024
Tabela
Ligue a calculadora apertando o botão e em seguida aperte HOME . Em seguinte tela aparecerá para vo...
parceria entre Casio e Unesp | GPIMEM e Casio
Tempo de Leitura: < 1 min

Ler mais

18 de novembro de 2024
Complexo
Ligue a calculadora apertando o botão ON  e em seguida aperte HOME . A seguinte tela aparecerá para ...
parceria entre GPIMEM/Unesp e Casio
Tempo de Leitura: < 1 min

Ler mais

4 de junho de 2024
Vetor
1- Ligue a calculadora apertando o botão ; 2- Utilize as setas da calculadora para chegar até a fun...
parceria entre GPIMEM/Unesp e Casio
Tempo de Leitura: < 1 min

Ler mais

Newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e obtenha treinamentos e recursos da Divisão Educativa da Casio!

"Porque a BNCC não te diz como fazer. A BNCC diz que é importante que se use [calculadoras]. É importante que se leve para sala de aula as tecnologias, a calculadora ou uma planilha. Mas o como fazer, isso ela [a BNCC] não faz. O como fazer é o que a gente faz na Casio. "

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Ana Cláudia Cossini Martins

Professora Especialista em Currículo (Física)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Ele [o estudante] precisa ter todo um conhecimento matemático para que ele possa inserir os comandos na calculadora. A medida que a gente vai trabalhando com esses comandos matemáticos, ele vai desenvolvendo o seu raciocínio lógico-matemático ."

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Maria Regina Duarte Lima

Professora Especialista em Currículo (Matemática)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Eu fico ansiosa esperando cada formação, porque eu saio renovada e aprendendo mais a cada formação. Porque nós educadores somos eternos estudantes."

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Paula Roberta Pereira da Silva

Professora Componente Física
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo