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Ao planejar suas aulas, em algum momento você pensou na possibilidade de utilizar a calculadora como um recurso para trabalhar as funções compostas? Bom, esse é o tema deste artigo no blog da Casio Educação.
No 1º ano do Ensino Médio em que, em geral, estima-se que os alunos já tenham uma autonomia para utilização de alguns recursos e se formos nos atentar ao que a Base Nacional Comum Curricular:
Portanto, a BNCC orienta-se pelo pressuposto de que a aprendizagem em Matemática está intrinsecamente relacionada à compreensão, ou seja, à apreensão de significados dos objetos matemáticos, sem deixar de lado suas aplicações. Os significados desses objetos resultam das conexões que os alunos estabelecem entre eles e os demais componentes, entre eles e seu cotidiano e entre os diferentes temas matemáticos. Desse modo, recursos didáticos como malhas quadriculadas, ábacos, jogos, livros, vídeos, calculadoras, planilhas eletrônicas e softwares de geometria dinâmica têm um papel essencial para a compreensão e utilização das noções matemáticas. Entretanto, esses materiais precisam estar integrados a situações que levem à reflexão e à sistematização, para que se inicie um processo de formalização. (Brasil, 2018, p.276)
Ao pensarmos na possibilidade de integrar o conteúdo de função composta ao uso da calculadora científica como um recurso de aprendizagem, ela otimiza o tempo de cálculo e auxilia no processo de visualização gráfica. Se devidamente utilizada em sala de aula, pode tornar a sua aula mais interessante e mais próxima à realidade dos alunos que estão adaptados ao uso de recursos tecnológicos.
ATIVIDADE PENSANDO COM CALCULADORA:
Considere as funções f(x) = 3x²+4x+2 e h(x) = x+9, vamos determinar g(x) =f(h(x)) e calcular o valor g(2,5).
Antes de realizarmos a atividade com a calculadora, gostaria destacar algo a respeito da notação, por exemplo, se temos g(x) = f(h(x)), considerando h(x) = x+9 podemos dizer que g(x) = f(h(x)) = f(x+9).
Independente da notação selecionada por você, podemos realizar as operações na calculadora.
Para isso, siga os passos do vídeo a seguir na ClassWiz fx-991LA CW, na calculadora ou pelo emulador: Acesse o Link: https://youtu.be/mmkj2kPse-Y
A partir do conteúdo do vídeo, obtivemos um resultado fracionário, para transformá-lo para decimal, temos duas alternativas:
Alternativa 1: teclar em FORMAT e selecionar a opção “decimal”;
Alternativa 2: teclar em SHIFT EXE e selecionar a opção decimal.
Outra possibilidade é a obtenção de uma tabela de valores, conforme o vídeo a seguir.
Acesse o Link: https://youtu.be/5cweG3SRMnU
Espero ter contribuído para a produção da sua aula!
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Ana Cláudia Cossini Martins
Professora Especialista em Currículo (Física)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
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Maria Regina Duarte Lima
Professora Especialista em Currículo (Matemática)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
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Paula Roberta Pereira da Silva
Professora Componente Física
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo