Como criar função composta na ClassWiz?

Como criar função composta na ClassWiz?

Profa. Dra. Juliana Çar. Stal

|

21 de novembro de 2024

|

Tempo de leitura: 9 minutos

Ao planejar suas aulas, em algum momento você pensou na possibilidade de utilizar a calculadora como um recurso para trabalhar as funções compostas? Bom, esse é o tema deste artigo no blog da Casio Educação.

No 1º ano do Ensino Médio em que, em geral, estima-se que os alunos já tenham uma autonomia para utilização de alguns recursos e se formos nos atentar ao que a Base Nacional Comum Curricular:

Portanto, a BNCC orienta-se pelo pressuposto de que a aprendizagem em Matemática está intrinsecamente relacionada à compreensão, ou seja, à apreensão de significados dos objetos matemáticos, sem deixar de lado suas aplicações. Os significados desses objetos resultam das conexões que os alunos estabelecem entre eles e os demais componentes, entre eles e seu cotidiano e entre os diferentes temas matemáticos. Desse modo, recursos didáticos como malhas quadriculadas, ábacos, jogos, livros, vídeos, calculadoras, planilhas eletrônicas e softwares de geometria dinâmica têm um papel essencial para a compreensão e utilização das noções matemáticas. Entretanto, esses materiais precisam estar integrados a situações que levem à reflexão e à sistematização, para que se inicie um processo de formalização. (Brasil, 2018, p.276)

Ao pensarmos na possibilidade de integrar o conteúdo de função composta ao uso da calculadora científica como um recurso de aprendizagem, ela otimiza o tempo de cálculo e auxilia no processo de visualização gráfica. Se devidamente utilizada em sala de aula, pode tornar a sua aula mais interessante e mais próxima à realidade dos alunos que estão adaptados ao uso de recursos tecnológicos.

ATIVIDADE PENSANDO COM CALCULADORA:

Considere as funções f(x) = 3x²+4x+2 e h(x) = x+9, vamos determinar g(x) =f(h(x)) e calcular o valor g(2,5).

Antes de realizarmos a atividade com a calculadora, gostaria destacar algo a respeito da notação, por exemplo, se temos g(x) = f(h(x)), considerando h(x) = x+9 podemos dizer que g(x) = f(h(x)) = f(x+9).

Independente da notação selecionada por você, podemos realizar as operações na calculadora.
Para isso, siga os passos do vídeo a seguir na ClassWiz fx-991LA CW, na calculadora ou pelo emulador: Acesse o Link: https://youtu.be/mmkj2kPse-Y

A partir do conteúdo do vídeo, obtivemos um resultado fracionário, para transformá-lo para decimal, temos duas alternativas:

Alternativa 1: teclar em FORMAT  e selecionar a opção “decimal”;
Alternativa 2: teclar em SHIFT EXE  e selecionar a opção decimal.

Outra possibilidade é a obtenção de uma tabela de valores, conforme o vídeo a seguir.
Acesse o Link: https://youtu.be/5cweG3SRMnU

Espero ter contribuído para a produção da sua aula!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
IEZZI, G.; MURAKAMI, C. Fundamentos da matemática elementar: Conjuntos, funções. 9.ed. São Paulo: Atual, 2013.

 

 

Mais artigos

21 de novembro de 2024
Sistemas de Equações Lineares, Resolução de problemas e o uso da calculadora

Você já pensou na possibilidade de resolver sistemas de equações lineares com uma calculadora científica? Pois bem, neste…

Tempo de leitura: 9 min
21 de outubro de 2024
Como colocar a ClassWiz em Português?

Durante o uso da Classwiz fx-991LA CW você deve ter notado que o idioma inicial está em inglês….

Tempo de leitura: 4 min
9 de setembro de 2024
Que tal trazer a calculadora para o seu planejamento escolar?

O que você acha de trazer a calculadora para o seu planejamento? Como integrar o uso da calculadora…

Tempo de leitura: 12 min

Newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e obtenha treinamentos e recursos da Divisão Educativa da Casio!

"Porque a BNCC não te diz como fazer. A BNCC diz que é importante que se use [calculadoras]. É importante que se leve para sala de aula as tecnologias, a calculadora ou uma planilha. Mas o como fazer, isso ela [a BNCC] não faz. O como fazer é o que a gente faz na Casio. "

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Ana Cláudia Cossini Martins

Professora Especialista em Currículo (Física)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Ele [o estudante] precisa ter todo um conhecimento matemático para que ele possa inserir os comandos na calculadora. A medida que a gente vai trabalhando com esses comandos matemáticos, ele vai desenvolvendo o seu raciocínio lógico-matemático ."

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Maria Regina Duarte Lima

Professora Especialista em Currículo (Matemática)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Eu fico ansiosa esperando cada formação, porque eu saio renovada e aprendendo mais a cada formação. Porque nós educadores somos eternos estudantes."

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Paula Roberta Pereira da Silva

Professora Componente Física
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo