A calculadora científica no Ensino Superior

A calculadora científica no Ensino Superior

Profº Geovane Duarte Pinheiro

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8 de julho de 2024

|

Tempo de leitura: 15 minutos

A importância de uma boa escolha dessa ferramenta.

A calculadora científica é uma ferramenta essencial que desempenha um importante papel no Ensino Superior, especialmente em cursos que envolvem disciplinas das áreas de Ciências Exatas, Engenharia, Matemática e outras Ciências Aplicadas.
Desde a sua invenção, a calculadora científica tem se destacado como uma aliada valiosa no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando aos professores e estudantes uma maneira eficaz de resolver e conferir os resultados de cálculos complexos e equações. Além de, explorar conceitos matemáticos e científicos de maneira prática e eficiente.

No campo da Educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a calculadora científica torna-se uma ponte crucial entre teoria e prática. Em cursos de Engenharia, por exemplo, os estudantes utilizam a calculadora para resolver problemas teóricos, para dimensionar componentes reais, otimizar processos e simular situações práticas. Isso prepara os futuros engenheiros para enfrentar desafios do mundo real, onde a aplicação prática do conhecimento é tão vital quanto a compreensão teórica.

Apesar de toda sua importância, a escolha de uma calculadora científica é uma importante questão na hora de sua aquisição. Quando o estudante chega ao Ensino Superior, e começa a pesquisar sobre as opções de calculadoras disponíveis no mercado, pode encontrar desde as mais simples até as mais sofisticadas que, além de elaborar cálculos complexos, também simulam e trazem em seus visores gráficos em 2 e 3 dimensões.

Então, como o estudante pode escolher uma calculadora científica? Aqui estão algumas considerações que podem ajudar na escolha:

  1. Requisitos do curso:
    Verifique se há requisitos específicos definidos pelo curso ou professores. Alguns cursos podem ter recomendações ou restrições quanto ao tipo de calculadora permitida.
  2. Funções essenciais:
    Considere as funções essenciais que você precisará ao longo do curso. A maioria das calculadoras científicas oferece funções básicas como trigonometria, exponenciais, logaritmos, operações com frações e raízes quadradas. Se você estiver estudando disciplinas mais avançadas, como cálculo ou álgebra linear, você pode contar com o modelo fx-991LA CW que conta com mais de 500 funções.
  3. Visor:
    Existem calculadoras com visores simples, que exibem uma linha de texto, e modelos com visores gráficos que podem ser úteis para representar gráficos de funções. Considere suas necessidades específicas e se um visor gráfico seria benéfico para os seus estudos.
  4. Facilidade de uso:
    Certifique-se de que a calculadora é fácil de usar. Algumas calculadoras são mais fáceis de aprender a usá-la do que outras, e escolher uma com a qual você se sinta confortável pode economizar tempo durante os exames e trabalhos.
  5. Durabilidade e vida útil da bateria:
    Avalie a durabilidade do produto e a vida útil da bateria. Uma calculadora confiável e com boa vida útil de bateria é essencial para evitar problemas durante exames e estudos. O modelo fx-991LA CW conta com alimentação dupla (pilha e energia solar) o que garantem maior tempo de uso.
  6. Preço:
    Considere seu orçamento. Existem calculadoras científicas com uma ampla variedade de preços. Certifique-se de escolher uma que atenda às suas necessidades sem ultrapassar o seu orçamento.
  7. Compatibilidade com futuros cursos:
    Se possível, escolha uma calculadora que seja versátil o suficiente para acompanhar seus estudos em disciplinas mais avançadas no futuro. Isso pode evitar a necessidade de atualizar sua calculadora mais tarde.
  8. Recomendações de colegas e professores:
    Peça sugestões a colegas de classe e professores, especialmente se estiver em dúvida. Eles podem ter experiências úteis e insights sobre as melhores opções para o seu curso específico.

Contudo, é importante notar que, apesar de todos os avanços tecnológicos, a calculadora científica não substitui a necessidade de compreensão conceitual. Seu papel é auxiliar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem, mas a base sólida de conhecimento teórico ainda é fundamental. Portanto, educadores e estudantes desempenham papel vital no ensino-aprendizagem no uso efetivo da calculadora científica, garantindo que a calculadora seja utilizada como um recurso pedagógico complementar, ao invés de uma ferramenta que substitua a compreensão profunda dos princípios subjacentes.

Em conclusão, a calculadora científica é uma ferramenta indispensável em cursos de graduação, não apenas simplificando cálculos complexos, mas também promovendo uma compreensão mais profunda e prática dos conceitos. Seja nas ciências exatas, engenharia, matemática ou disciplinas relacionadas, a calculadora científica continua a desempenhar um papel crucial no desenvolvimento acadêmico e profissional dos educadores e dos estudantes, capacitando-os a enfrentar os desafios complexos do mundo real.


Profº Geovane Duarte Pinheiro
Professor | Robótica educacional | Engenharia e Tecnologias | Metodologias ativas
linkedin.com/in/geovane-duarte-pinheiro-92b86b106

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"Porque a BNCC não te diz como fazer. A BNCC diz que é importante que se use [calculadoras]. É importante que se leve para sala de aula as tecnologias, a calculadora ou uma planilha. Mas o como fazer, isso ela [a BNCC] não faz. O como fazer é o que a gente faz na Casio. "

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Ana Cláudia Cossini Martins

Professora Especialista em Currículo (Física)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Ele [o estudante] precisa ter todo um conhecimento matemático para que ele possa inserir os comandos na calculadora. A medida que a gente vai trabalhando com esses comandos matemáticos, ele vai desenvolvendo o seu raciocínio lógico-matemático ."

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Maria Regina Duarte Lima

Professora Especialista em Currículo (Matemática)
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"Eu fico ansiosa esperando cada formação, porque eu saio renovada e aprendendo mais a cada formação. Porque nós educadores somos eternos estudantes."

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Paula Roberta Pereira da Silva

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