|
|
A pesquisa realizada nesse artigo tem por objetivo, selecionar, analisar e discutir alguns dos trabalhos produzidos em nível de Pós-Graduação no Brasil, apresentando um panorama constituído por pesquisas, das quais propostas didáticas estivessem vinculadas ao uso de calculadoras científicas e/ou gráficas, mediante ao ensino e aprendizagem dos conteúdos de Matemática. Com isso, a metodologia adotada é de caráter bibliográfico, realizada com base em um levantamento, conforme a perspectiva do Estado da Arte. Com este mapeamento, foram encontrados e selecionados 29 trabalhos que poderiam vir a compor os dados da pesquisa atual.
Foi selecionado e agrupado os trabalhos em cinco categorias: nível acadêmico, área de ensino, região, tipo de programa e eixo temático. As discussões foram focadas nos 18 trabalhos categorizados na quinta categoria (eixo temático) como Recursos Didáticos para a Educação, onde apresentaram, em alguma dimensão, propostas didáticas vinculadas ao uso da calculadora para o ensino de Matemática. Os demais trabalhos encontrados tratavam do uso da calculadora em outros aspectos, como as potencialidades desse artefato e a visão dos professores quanto ao seu uso, por exemplo. Sendo assim, não traziam propostas de sua utilização em aulas de Matemática. As diversas fontes analisadas mostram um excesso de discurso sobre a utilização desse recurso didático para a educação e uma escassez de dados empíricos para referenciar práticas efetivas e cursos de formação docente, inicial e continuada.
Ademais, embora as pesquisas enfatizem a necessidade e importância da implementação dessa tecnologia no trabalho pedagógico do professor, evidenciou-se um tratamento isolado da formação do professor e do seu preparo deficitário para utilização efetiva desse artefato na sala de aula e em suas práticas pedagógicas.
Confira o artigo completo: Clique aqui!
(Material produzido por Sueli Liberatti Javaroni, Maria Teresa Zampieri e Leandra dos Santos)
Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e obtenha treinamentos e recursos da Divisão Educativa da Casio!
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.
Ana Cláudia Cossini Martins
Professora Especialista em Currículo (Física)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.
Maria Regina Duarte Lima
Professora Especialista em Currículo (Matemática)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.
Paula Roberta Pereira da Silva
Professora Componente Física
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo