Esse artigo objetiva discutir o percurso inicial de um projeto temático com foco no uso das calculadoras gráficas e científicas para o ensino de Matemática. Na discussão dos dados, apresenta-se uma análise crítica acerca dos materiais oficiais do Estado de São Paulo para o ensino médio, a partir de uma lente teórica que abarca a formação de professores e o uso das tecnologias digitais (TD), seguindo os pressupostos da metodologia de pesquisa qualitativa.
Para tanto, a fonte de dados é constituída pelos documentos referentes ao Currículo Paulista do novo ensino médio e pelo registro escrito das reuniões em que os colaboradores desse projeto realizam esses estudos.
Conclui-se que por meio da parceria com os professores da Educação Básica, colaboradores do projeto, associada à visão epistemológica dos autores para o uso das tecnologias e sobre a importância de promover ações formativas que abarque as situações de trabalho dos professores, entende-se que será viável a elaboração de propostas que valorizem a experimentação e a investigação, fomentando atitudes de insubordinação criativa.
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(Artigo produzido pelas pesquisadoras Maria Teresa Zampieri e Sueli Liberatti Javaroni, doutoras em Educação Matemática pelo PPGEM-Unesp, em colaboração com os mestres Leandra dos Santos e Bruno de Moraes Turci).